A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) vêm desenvolvendo ações visando o aprimoramento, ampliação e consolidação da oferta de educação profissional, presencial e a distância, visando a expansão e a interiorização da educação profissional e tecnológica de qualidade no país.

Dentre as principais ações desenvolvidas, destaca-se o Sistema de Acompanhamento e Avaliações de Cursos (SAAS), o qual possibilita a identificação das potencialidades e fragilidades na oferta de cursos.

O SAAS possibilita avaliações, em nível nacional, de cursos, egressos e avaliação socioescolar, bem como, auxilia na previsão da evasão.

O Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS), foi desenvolvido em 2010 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria SETEC com recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em princípio, com a finalidade de ser uma ferramenta de suporte à gestão e docência das instituições integrantes da Rede e-Tec Brasil. No entanto, em 2017 teve seu escopo de atuação ampliado para acompanhar e avaliar, também, os cursos técnicos do Pronatec/Bolsa-Formação, no âmbito das instituições públicas de ensino ofertantes do Mediotec, nas modalidades presencial e a distância.

O SAAS tem como princípio a avaliação dos cursos, devendo levantar potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem e da gestão desses cursos. Desse modo, os resultados avaliativos realizados por meio do sistema possibilitam à SETEC/MEC fazer um acompanhamento efetivo sobre a qualidade dos cursos ofertados, dos motivos relacionados a evasão, bem como permite realizar um diagnóstico dos egressos frente ao mundo do trabalho.

    Cursos disponíveis

    Este curso apresentará:

    • Uma visão geral do SAAS
    • O sistema e os módulos do SAAS: avaliação, egressos, evasão e gestão
    • O cadastramento de dados no SAAS
    • A exportação de dados do Moodle para o SAAS

    Este espaço contém os materiais do cursos de treinamentos do SAAS já realizados.

    Espaço Colaborativo SAAS para compartilhamento de materiais da equipe.